13 de agosto de 2012

Um aliado da limpeza, o sal!

Olá pessoinhas!
Hoje um post com ótimas dicas para ajudar na limpeza em casa.
Eu que adoro descobrir e criar novas funções para os objetos que temos, vou falar sobre como podemos aproveitar melhor as propriedades de um item que não falta em nenhuma cozinha: o sal.


Vocês sabiam que o sal é um excelente agente de limpeza e desodorização? Oh, eu não tô falando de limpeza espiritual não, se bem que para esse fim dizem que é tiro e queda, rsrsrs.
Mas estou falando da limpeza de manchas chatas, alguns móveis e de peças de cobre, estanho ou latão que temos em casa. Existem algumas receitinhas caseiras que não perdem em nada para os produtos encontrados no mercado, por sinal, na minha opinião, essas receitas já têm uns pontinhos a mais por não conterem química em suas composições :oD!!

Vamos lá...

Manchas de gordura em tapetes ou carpetes I: faça uma mistura com uma parte de sal para quatro partes de álcool. Seguindo a direção da felpa do tapete esfregue bastante, depois enxágue com água.

Manchas de gordura em tapetes ou carpetes II: primeiro remova o máximo possível do líquido fazendo pressão com um pano, depois cubra toda a mancha com sal para que ela não espalhe. Lave com a solução apresentada acima. Dependendo da mancha pode ser necessário uma lavagem a seco para garantir o resultado.

Vinho tinto: remova o máximo que conseguir do líquido derramado e pulverize todo o local com sal. Deixe descansar por quinze minutos. O sal deverá absorver todo o vinho restante, como resultado ele ficará rosado. Em seguida limpe toda a área com uma mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água. Prontinho!

Vime branco: para evitar que a mobília de vime branco amarele, escove-a utilizando uma escovinha dura molhada em água salgada. Se possível, deixe secar ao sol.

Manchas em mesas de madeira: faça uma pasta fina com óleo de cozinha e sal para retirar aquelas machas chatas ocasionadas por pratos quentes ou copos de água. Basta passar a pasta fazendo movimentos como se fosse limpar a mancha e em seguida esfregar com um pano macio, limpo e seco.

Peças de estanho: faça uma mistura com uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, vá adicionando farinha de trigo até que a mistura se torne uma pasta lisa. Aplique essa pasta à peça de estanho e deixe secar por meia hora. Em seguida enxágue com água quente. Passe um pano macio e seco prestando atenção para retirar algum resíduo da pasta que tenha ficado. Não esqueça que o estanho é um metal super delicado e deve ser limpo suavemente.

Superfícies brilhantes em cobre e latão: faça uma pasta misturando partes iguais de sal, vinagre e farinha. Esfregue a superfície com um pano macio e deixe a pasta descansar por uma hora, depois esfregue novamente com uma pano macio e limpo. :o)

Manchas leves em peças de latão ou cobre: corte um pedaço de limão e mergulhe no sal, em seguida esfregue sobre as manchas e enxágue quando tiver terminado.


É isso aí! Se tiverem alguma dúvida é só me perguntarem, ok?
Aproveitem as dicas!


Fonte das informações: Xô Bagunça.

beijocas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário