9 de outubro de 2012

Despensas, como organizá-las?

Boa tarde pessoinhas queridas!!!

Toda casa tem uma despensa!
Podem ser grandes, com um cômodo da casa destinado só para elas ou pequeninas, em um pequeno espaço, um único armarinho na cozinha... tanto faz, uma despensa organizada facilita a vida de qualquer dona de casa (e de toda a família também, viram maridos e filhos?! Rsrsrs!).

Existem muitas maneiras para deixá-las em ordem, depende muito do espaço que se tem. Quanto maior mais fácil organizar, claro, mas soluções bem criativas podem ser encontradas para os pequenos espaços.

A vantagem de ter esse espaço organizado: 
- praticidade nos preparos das refeições diárias, pois você sabe exatamente onde estão cada um dos itens necessários,
- facilidade e economia de dinheiro na hora de fazer as compras para a semana ou mês (eeeeeba!) pois, você saberá direitinho o que está faltando e não correrá o risco de comprar itens a mais (que acabarão estragando antes de serem consumidos).


Não existem regras, mas algumas dicas podem ajudar!


- Antes de começar a organizar, esvazie a despensa e limpe todo o espaço.

- olhe item por item e aproveite para jogar fora o que estiver vencido. Você pode se surpreender ao encontrar produtos que nem lembrava ter comprado... é, isso acontece aos montes!


- separe os alimentos por grupos ou categorias. 

Por exemplo: 
* grãos (arroz, feijão, granola, etc),
* farelos (farinhas, sal, açúcar, etc),
* biscoitos salgados, torradas e pães, 
* massas,
* enlatados, molhos de tomate, maionese, mostarda, catchup;
* doces, achocolatados, leite em pó,
* temperos e condimentos, 
* azeites, óleos e vinagres,
* alimentos para bebês,
* bebidas, 
* papéis (guardanapo, papel tolha, etc) e descartáveis.



- abuse dos acessórios organizadores, eles estão aí para ajudar (e ajudam mesmo e muito!). Por exemplo, cestinhas de plástico ou acrílico são ótimas para agrupar itens semelhantes e pequenos, como gelatinas, sucos em saquinho, sopas, temperos, caldos de carne e outros. Ah, é legal manter uma padronização das cestinhas ou de qualquer outro acessório, para que a despensa fique também organizada visualmente.




- alimentos secos como arroz, feijão, salgadinhos, biscoitos, cereais, açúcar, café, farinha, entre outros, depois de abertos devem ser armazenados em potes para mantimentos. Os de vidro são os melhores pois não reagem com facilidade à mudanças de temperatura.

- coloque uma etiqueta nos potes com as datas de fabricação e validade.



- se tiver espaço, faça fileiras com produtos repetidos, ou seja, os que estiverem na frente são os mesmos que estão atrás. Não esqueça de sempre que for guardar um produto novo colocá-lo atrás do mais antigo.

- use cestos ventilados ou fruteiras para guardar alhos, cebolas, frutas e legumes.

- guarde os produtos mais pesados como leites, sucos, refrigerantes e também os maiores (mais pesados visualmente), como pacotes de papel toalha, de papel higiênico e descartáveis na última prateleira.

- tenha sempre um bloquinho e uma caneta na despensa (você pode prendê-lo atrás da porta) ou na cozinha. Sempre que pegar o último item de algum produto anote, em despensas maiores  anote quando estiver faltando um para acabar, assim você não corre o risco de querer algo e não ter.

- limpe as compras com um pano úmido assim que chegar do supermercado. Como ficam expostas nas prateleiras, as embalagens provavelmente estarão com sujeirinhas acumuladas.

- não guarde nunca produtos de limpeza junto aos alimentos.



Não esqueçam, não existe jeito certo ou errado, a despensa deve ser organizada como for mais funcional para a rotina de cada família.


Fontes: Organize sem frescuras!Vida OrganizadaDicas de Mulher.

:o) Separe um tempinho para a sua despensa!!!

beijocas, beijocas,

2 comentários:

  1. Obrigada pela dica!
    Organização é um assunto que sempre nos interessa muito, principalmente à nós, donas de casa!
    Acho o seu blog muito interessante, e gostaria de saber se poderia citá-lo em postagens futuras.
    Beijinhos e tenha um ótimo feriadão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta! Organização é assunto diário na minha vida, rsrs! Pode citar meu blog sim, será uma honra! Obrigada, beijocas, Lú.

    ResponderExcluir