28 de agosto de 2012

*** Hortinha caseira ***

Olá pessoinhas lindas!
Eu sempre quis ter uma hortinha em casa, são vários os prós em se realizar esse projeto! Primeiro a delícia de cultivar seus próprios alimentos, temperos, hortaliças, ervas medicinais... todos livres daqueles agrotóxicos horríveis! Depois o contato com a natureza, de você por literalmente a mão na terra para cuidar do bem estar das suas plantinhas. Para alguns um hobby, para outros é quase uma terapia. Plantar, colher, comer!
E ainda de quebra a horta decora e perfuma sua casa, vamos combinar que elas são lindaaas!
Agora vocês podem perguntar: e aí Lú, porque então você ainda não tem a sua hortinha? Hein, hein??!! Nem me falem :o( 
O problema é a minha gatinha, a Lola, que adora comer tudo que é folha que fique ao alcance dela... e gato né gente, entra em qualquer cantinho, sobe, pula, saaaalta! Então o meu dilema é conseguir criar um espaço onde a Lola não chegue e ao mesmo tempo reúna algumas condições vitais para o bom desenvolvimento das plantinhas. Ufaaaa! Mas eu chego lá!
Enquanto isso eu continuo com as minhas pesquisas para quando conseguir por em prática meu projetinho "Hortinha cheirosa da Lú", saber como melhor fazer para que ele dê certo!


Seguem algumas dicas e passos que seguirei com a minha cheirosinha, hummmmm!

Escolha o local com atenção, é muito importante que seja bem iluminado. O ideal é que bata luz do sol pelo menos 4 horas todos os dias (eu sei que as vezes é difícil... aqui em casa no inverno eu não tenho luz solar direta todo esse tempo). As plantas precisam do sol para poderem realizar a fotossíntese, sem ele elas não crescerão.


Material necessário para o plantio:

- escolha como irá fazer sua horta. Pode ser em vasinhos, canteirinhos, latinhas, garrafas pet, sapateiras, etc... Importante: é fundamental que existam furinhos no fundo para uma boa drenagem da água. Se a opção escolhida não vier com esses orifícios, faça-os você mesma.
- terra orgânica adubada,
- húmus de minhoca,
- cascas de pinus ou seixos,
- areia,
- argila expandida,
- cacos de telha.


Passo a passo:


- coloque cacos de telha em cima dos furinhos (camada 1),
- despeje uma boa quantidade de argila expandida para facilitar a drenagem (camada 2),
- cubra a argila com areia de modo que fique uniforme (camada 3),
- misture o húmus com a terra adubada e jogue encima da areia (camada 4),
- agora plante a muda com delicadeza, cuidado para não desfazer o torrão da muda,
- com os dedos prense a planta na terra para que fique firme e complete o vaso (ou o que tiver escolhido) com mais um pouco de terra, deixando um espaço de dois dedos para a borda,
- arrume as casacas de pinus ou os seixos sobre a terra. Isso ajudará a manter a umidade da terra e impedir a proliferação das ervas daninhas, além do visual que fica uma graça!
- regue suas novas plantinhas logo que terminar o plantio,
- pronto, hortinha finalizada :oD



Alguns exemplos para inspirar a criação de uma hortinha aí na sua casa!!!










Não esqueçam que para crescerem com saúde as plantinhas irão precisar de dedicação e carinho! O segredo para uma horta bem cuidada é uma minuciosa observação, para que você perceba necessidades de água, nutrientes ou luz solar, atenção com a cor das folhas e com pequenas pragas que tentem se instalar.
No verão regue todos os dias, de manhã é o melhor horário, no inverno você pode molhar a cada dois dias. 
Os temperos usados com menor frequência irão necessitar de eventuais podas para continuarem a crescer bonitos.
Adube uma vez por mês.
As ervas não duram para sempre, você perceberá que depois de algum tempo elas começarão a ficar feias e amareladas, isso é natural... Plante uma nova muda quando isso acontecer (troque toda a terra quando for replantar).

Sugestões do que plantar:
Manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, hortelã, alecrim, sálvia, orégano, pimenta, tomilho, erva cidreira, erva doce.


Beijocas, beijocas,

2 comentários:

  1. Oi, Luciana! Encontrei seu blog por acaso e me encantei com as dicas e com as imagens lindas. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta! Obrigada pelo elogio e seja muito bem vinda! Escrevo por prazer e para vocês! beijocas, Lú

    ResponderExcluir